S 12°30.133’
W 038°57.310’
Expedito
Expedito nasceu no Povoado das Onze Mil Virgens, de onde saiu para trabalhar e para onde acabou retornando. Para ele, não há nada como seu lar.
Relata que o povoado recebeu esse nome quando uma família local edificou uma igreja em homenagem à Santa Úrsula.
Santa Úrsula andava acompanhada por onze virgens. Segundo Expedito, na época em que o povoado foi fundado, costumava-se usar algarismos romanos e, ao fazerem seu registro, escreveram onze mil no lugar de onze. A confusão transformou o povoado em um lugar curioso.
Expedito adora encontros e as experiências que eles podem promover. Diz que gosta de tratar bem as pessoas que encontra, pois respeito gera respeito. Comenta que hoje as pessoas perderam essa qualidade. Toma como exemplo aqueles que, com seus carros altamente equipados com uma parafernália sonora, impõe suas musicas mirabolantes aos moradores do povoado. Duelos sonoros são, segundo ele, frequentes no lugar.
Expedito carrega o nome de seu pai, que é também o nome do santo com o qual quis ser retratado.

S 12°30.133’
W 038°57.310’
Maria Angélica
Desde criança, Maria Angélica frequenta assiduamente a igreja do Povoado das Onze Mil Virgens. Hoje, ela é ministra da eucaristia. Relata que um dos párocos locais, preocupado com que roubassem a valiosa escultura de Santa Úrsula, trouxe para a igreja uma outra, mais recente e de menos valor. No entanto, para os fiéis, aquela não era Santa Úrsula, e sim Santa Bárbara. Decidiram então manter a antiga escultura no altar. A comunidade permanece atenta, zelando pela imagem da santa.

S 12°30.133’
W 038°57.310’
Santa Úrsula

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: