S 05°09.666’
W 035°.394’
Marco zero da BR 101

S 05°09.675’
W 035°29.219’
Farol do Calcanhar
Marcial
Marcial é um dos faroleiros do Farol do Calcanhar, marco zero da BR 101. Há pouco mais de um ano, instalou-se no local com a esposa. Os filhos ficaram com a tia em Natal, para que pudessem continuar os estudos. A família se reúne nos finais de semana, no pequeno vilarejo militar constituído por 5 ou 6 casas em torno do farol, ou na residência da cidade. Outras 2 famílias vivem no local. Marcial diz que para viver num tal isolamento, é preciso gostar de tranquilidade. Os residentes se ocupam com diversas atividades. Além da manutenção do farol, recolhem informações meteorológicas, plantam e criam alguns animais.

S 05°09.377’ W 035°30.016’ Helena Helena vive em uma das casas do quilômetro zero da BR 101. Descendente de escravos, criada por sua senhora, aos 109 anos, carrega uma longa história de vida. Foi uma das lavadeiras mais conhecidas da região. No tempo em que lavava roupas no rio, as pessoas da cidadezinha próxima ao lugarejo onde sempre viveu traziam-lhe seus pertences, os quais Helena cuidava com zelo. Lavava e engomava. Diz que não tinha medo do trabalho e que se divertia com as outras mulheres na lida com as roupas e água. Hoje não pode fazer mais nada e isso lhe entristece. Não consegue entender porque ainda segue vivendo e clama pela morte.

S 05°09.377’
W 035°30.016’
Helena
Helena vive em uma das casas do quilômetro zero da BR 101. Descendente de escravos, criada por sua senhora, aos 109 anos, carrega uma longa história de vida. Foi uma das lavadeiras mais conhecidas da região. No tempo em que lavava roupas no rio, as pessoas da cidadezinha próxima ao lugarejo onde sempre viveu traziam-lhe seus pertences, os quais Helena cuidava com zelo. Lavava e engomava. Diz que não tinha medo do trabalho e que se divertia com as outras mulheres na lida com as roupas e água. Hoje não pode fazer mais nada e isso lhe entristece. Não consegue entender porque ainda segue vivendo e clama pela morte.

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: